Tcc sistemas p internet
Prof. Dr. Marcelo Flório
Sustentabilidade - Conceitos
Sustentabilidade - Conceitos
O conceito “ambientalismo” não é recente, data do final do século XIX. Surgiu como uma crítica ao capitalismo industrial, resultante da Revolução Industrial. A crítica produziu-se até início de 1960 num discurso preservacionista, focado apenas na defesa dos ecossistemas naturais ou em extinção e esses críticos acreditavam nas promessas de desenvolvimento capitalista (Demajorovic, 2001, p. 49-50).
A Revolução Industrial, fenômeno que ocorreu na Inglaterra do século XVIII, implementou uma nova forma de produção: transformou o capital mercantil em capital industrial, aumentando consideravelmente a produtividade do trabalho. Com o advento do capitalismo industrial instaurou-se o mundo da mercadoria e novas formas de sociabilidade foram desenvolvidas. Esse fato trouxe grandes mudanças, tanto econômicas quanto sociais, tais como o desaparecimento do feudalismo e a implantação de um novo modo de produção capitalista.
A Revolução Industrial que, teve como símbolo a máquina, produziu a concentração do capital nas mãos do empresário capitalista e, nesse contexto, emergiram duas classes sociais divergentes: a burguesia e o proletariado. As relações de trabalho passaram por uma grande mudança: os empresários industriais eram donos dos meios de produção das fábricas (matérias primas, máquinas) e de outro lado, os operários eram trabalhadores assalariados das indústrias e apenas vendiam sua força de trabalho em condições desfavoráveis, em troca de salário.
É importante frisar que a industrialização da segunda metade do século XVIII foi desenvolvida com a mecanização do setor têxtil e a produção tinha mercados nas colônias inglesas e não inglesas da América, África e Ásia. Os inventos foram aperfeiçoados quando acoplados à máquina de vapor.
A Revolução Industrial logo se disseminou pelo continente, atingindo a França,
Bélgica e, posteriormente, a