TCC - Sistema de Gestão da Qualidade área Portuária
INTRODUÇÃO
Com a globalização, as organizações vêm passando por profundas e aceleradas mudanças, fazendo com que seus gestores busquem cada vez mais estratégias diferenciadas e criativas no intuito de elevar a qualidade de seus serviços com foco nos clientes e elevar seu grau de competitividade nos novos mercados globais que vão se configurando no cenário econômico.
As organizações estão preocupadas em se tornar mais flexíveis, inovadoras e empreendedoras para fazer frente aos desafios que o mundo globalizado vem propondo, mas para isso, é necessário implantar métodos de gestão à qual permitem a organização alcançar tal êxito.
Atualmente, um dos métodos de gestão mais buscados pelas organizações é a ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade, não sendo mais um diferencial para o mercado competitivo, mas sim, um pré-requisito exigido por muitas empresas. A expressão ISO é definida como:
“Um grupo de normas e técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla ISO refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização1 de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.” (Oficina da Net).
Em português a sigla “ISO” International Organization for Standardization significa Organização Internacional para Padronização. No Brasil, o órgão que representa a ISO é a ABNT, Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
Especificando o Sistema de Gestão da Qualidade para organizações voltadas a atividade de Operações Portuárias, a implementação deve seguir de maneira a atender as necessidades evidente da organização, processos de monitoramento que sejam de acordo a realidade de seu cotidiano, podendo dar maior eficiência aos setores da organização que impactam diretamente na qualidade das