Tcc risco
* O Plano de Gerenciamento de Riscos será realizado segundo a sequência abaixo.
* Todas as etapas do Plano de Gerenciamento de Riscos serão divididas em duas categorias: Ameaças e Oportunidades. De acordo com a característica do risco em favorecer ou não o andamento do projeto.
* A identificação dos riscos do projeto será feita utilizando uma Estrutura Analítica dos Riscos (EAR), onde os riscos foram divididos em três grandes categorias: Internos, Externos e Técnicos.
* A análise qualitativa dos riscos do projeto será realizada atribuindo valores de impacto e probabilidade de ocorrência a cada risco. O impacto do risco será subdividido em três áreas do projeto: custo, escopo, qualidade. Os valores variam desde Desprezívelaté Muito Alto, de acordo com a Escala de Impacto apresentada posteriormente.
* A análise será feita através do cálculo da Exposição ao Risco (E), que é definido como:
Exposição ao Risco (E) = Impacto (I) x Probabilidade (P)
* Riscos com valores de Exposição inferiores a 0,03 não serão considerados pelo projeto.
* As práticas de quantificação dos riscos serão realizadas com auxílio de especialistas na área. Os riscos quantificados serão classificados pelo seu grau, de acordo com o valor do Valor Esperado, que é definido pelo produto do Impacto Real pela probabilidade de ocorrência do risco.
As possíveis ações a serem tomadas para as ameaças foram:
- Aceitar
- Mitigar
- Evitar
* Nenhum risco do projeto será transferido para seguradoras.
* As possíveis ações a serem tomadas para as oportunidades foram:
- Melhorar
- Ignorar
* Após o Planejamento das Respostas ao Riscos, a Quantificação dos Riscos deverá ser reavaliada.
* A análise quantitativa do risco do projeto atrasar será feita separadamente apenas para os riscos de atraso ou antecipação de cada uma das etapas do projeto: Engenharia, Aquisição de Materiais, Construção, Montagem, Instalação,