Tcc psicologia
A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Na pesquisa contemporânea e no ambiente médico, os psicólogos da saúde trabalham com diferentes profissionais sanitários, realizando pesquisas e promovendo a intervenção clínica. Esse trabalho pode ser realizado em distintos e variados contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, USB’s, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos. Para Oliveira e Gomes (2004), há uma necessidade de integração do psicólogo junto à equipe de saúde, porém sem perder o foco de sua função específica. Isso possibilita uma visão mais global do paciente, que não foca só a doença, e sim a pessoa do doente.
A Psicologia da Saúde é uma área de contribuições profissionais, científicas e educacionais da Psicologia para a promoção e a manutenção da saúde; assim, visa à prevenção e ao tratamento do processo saúde-doença e à identificação dos fatores relacionados ao desenvolvimento de enfermidades. (MATARAZZO, 1980 apud CALVETTI; MULLER; NUNES, 2007). Para Oliveira e Gomes (2004), o leque de atuação e intervenção do psicólogo se amplia e diversifica-se, por causa de novas demandas e conquistas dos profissionais de Psicologia. Bornholdt e Castro (2004) afirmam que estão em jogo os diferentes marcos teóricos ou concepções de base acerca do fazer psicológico e sua inserção social. É justamente das diferenças e/ou antagonismos teórico-ideológicos que surge uma Psicologia da Saúde.
Besteiro e Barreto (2003 apud CASTRO; BORNHOLDT, 2004) afirmam que a formação do psicólogo da saúde deve contemplar conhecimentos sobre bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde e da doença, para que se possa trabalhar priorizando a saúde; avaliação, assessoramento e intervenção em saúde, políticas e organização de saúde e colaboração interdisciplinar; temas profissionais, éticos e