TCC Proposta Curricular Estado de São Paulo
A base da concepção de linguagem, de acordo com Bakhtin, é a interação verbal, caracterizada pelo seu aspecto dialógico. No que concerne ao dialogismo, é importante ressaltar a questão da autoria. De acordo com Bakhtin o falante não é proprietário único e exclusivo da palavra, pois o ouvinte também se faz presente de alguma maneira, assim como todas as outras vozes que antecederam e influenciaram no ato de fala.
Na realidade, toda palavra comporta duas faces. Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém, como pelo fato de que se dirige para alguém. Ela constitui justamente o produto de interação do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apóia sobre mim numa extremidade, na outra apóia-se sobre o meu interlocutor. (Bakhtin, 1999, p.113)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, observa-se um tratamento especial na linguagem devido ao papel que ocupa nas relações pessoais:
Pela linguagem os homens e as mulheres se comunicam, têm acesso à informação, expressam e defendem pontos de vista, partilham ou constroem visões de mundo, produzem cultura. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de contribuir para garantir a todos os alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania. (PCNs, 1998, p. 19)
O enfoque dado à linguagem pelos PCNs está de acordo com as teorias bakhtinianas e com a relação entre ideologia e sociedade. O domínio da linguagem e dos signos ideológicos são essenciais para que o educando atue criticamente na sociedade. De acordo com a citação supra, é responsabilidade da escola criar possibilidades para que o aluno amplie sua competência