Tcc plano de negócios
A inserção do Brasil cada vez mais no comércio internacional, elevando sua representatividade no contexto mundial, dependerá de vários fatores, dentre eles, destaca-se, o acesso ao crédito. É importante diferenciar o crédito que é disponibilizado ao meio produtivo pelos bancos em geral, com taxas de juros exorbitantes, do que é visto no comercio entre as nações, com taxas bem mais atrativas.
A ênfase dada a esse tema no país é relativamente nova, apesar de sua posição no mercado exportador de produtos primários. A questão começou a ser discutida após a segunda grande guerra, com o programa de substituição das importações e intensificou-se na década de 60/70, onde se viu a criação de alguns órgãos voltados para a área. Mas só décadas depois, surgiram os primeiros programas governamentais, que dão ao empresariado condição de igualdade com os concorrentes externos. Juntamente com essas de linhas de crédito, existem também, linhas de financiamento com recursos externos, na qual são mais usuais e conhecidas do mercado exportador.
A abordagem do tema proporcionará a identificação das principais linhas com as características peculiares de cada uma delas. Também se verificou as problemáticas envolvidas na utilização desses recursos, as barreiras existentes que impossibilitam o seu uso e a tentativa de desmistificar o assunto para as empresas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................pg4
2. JUSTIFICATIVA......................................................................................................pg5
3. OBJETIVOS.......................................................................................................pg6
4. METODOLOGIA.....................................................................................................pg6
5.