Tcc pericia contabil
A Ciência Contábil é uma das áreas que mais oferece oportunidades para o profissional com um mercado de trabalho amplo e rentável. A perícia contábil é uma dessas áreas em que o contador poderá atuar como profissional independente se tornando um perito.
O profissional contábil poderá exercer a função de perito tanto na esfera judicial, através da nomeação pelo juiz, quanto na extrajudicial, quando for contratado por uma empresa, por exemplo.
Em ambos os casos ele lidará com questões litigiosas, nas quais terá a incumbência de fornecer informações que servirão como prova pericial, a qual ajudará a esclarecer e resolver a questão julgada no litígio entre as partes.
Uma das áreas judiciais na qual a perícia contábil vem atuando com freqüência é perante a Justiça do Trabalho, sendo utilizada como instrumento capaz de esclarecer as dúvidas dos juízes e das partes interessadas, fornecendo informações que são buscadas pelo profissional em fontes seguras e verdadeiras.
O perito contador é o profissional que possui as condições legais e a capacidade técnica para atuar como auxiliar da justiça do trabalho. É ele quem responderá as questões levantadas pelo juiz ou pelas partes no litígio. Também fará os cálculos da condenação dada em sentença, elaborando um laudo pericial que possibilite andamento e/ou a conclusão dos processos de reclamatórias trabalhista, que são inúmeros.
Baseando-se no contexto apresentado desenvolve-se o presente trabalho de pesquisa, que apresenta uma explanação sobre alguns aspectos da perícia contábil em combinação com a atuação do perito contador perante Justiça do Trabalho.
1.1 TEMA E PROBLEMA
Devido aos inúmeros casos de reclamatórias trabalhistas existentes perante a Justiça do Trabalho a perícia contábil trabalhista tornou-se um campo de atuação expressivo para o profissional contábil, porém o que se percebe é que há pouca exploração deste tema nos cursos de Ciências Contábeis e pode-se dizer que, até mesmo, nos livros