TCC - Pedagógia
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desta monografia é apresentar a importância do brincar na
Educação Infantil com crianças na faixa etária de 04 anos de idade. Para isto serão abordados alguns aspectos que constituem o brincar no tempo, espaço, relatando o papel do educador e vários elementos de brincadeira que garantem a aprendizagem, nos diversos âmbitos das crianças como formas mais precisa para se socializar.
Além disto, o brincar desenvolve algumas capacidades como construção de identidades, autonomia, resoluções de conflitos, habilidades de origens cognitivas motoras, físicas, sócia, afetivas e etnias.
Assim, este processo torna para a criança um sujeito ativo, critico reflexivo autônomo e ético. O papel da escola de Educação Infantil é promover a socialização das crianças tendo brinquedos e brincadeiras tradicionais, e, ao referir-se a cultura do brincar mostra as qualidades para futuras rotinas escolares. Para isso o trabalho com o grupo de professores deve pautar e numa visão ampla, brincar. Considerando este presente trabalho ao explicitar como o brincar é fundamental para desenvolver a competência e habilidades infantis.
Com perspectiva de compreender a colaboração lúdica no processo de ensino e aprendizagem, o lúdico é tido como algo indispensável no processo de desenvolvimento, e por consequência, os estudos ao seu respeito nos levam a buscar novas maneiras de intervenção pedagógica.
Quando a criança ingressa na vida escolar, iniciando na Educação Infantil, podemos proporcionar condições de aprendizagens através das brincadeiras, tendo, ou não, a intervenção do educador.
Pois, atividades como os jogos, as
brincadeiras, os diversos brinquedos, as atividades lúdicas em geral, faz com que a criança forme conceitos, selecionando suas ideias, estabelecendo relações lógicas, integre suas percepções, e principalmente vai se socializando com o meio em que vive. Normalmente, através da brincadeira, no ato de brincar, a criança