Tcc pedagogia
Todo o processo de desenvolvimento de cada criança é registrado pela professora e avaliado pela Coordenação Pedagógica, proporcionando assim à criança, o pleno desenvolvimento no que diz respeito à comunicação, à expressão, à interação social.
O processo de acompanhamento é detalhado aos pais, ressaltando as diferenças individuais, para que o mesmo, não gere ansiedade, cobranças, comparação entre para o desenvolvimento integral da criança, através do desenvolvimento cognitivo.
A LDB estabelece na Seção II, referente à Educação Infantil, no Art. 31º, que: “...avaliação far-se-à mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”.
Pautados na lei e nas concepções teóricas da educação internacionais, acreditamos que durante a Educação Infantil cabe à escola e ao professor observar e registrar os processos de aprendizagem dos alunos, com o objetivo de utilizar a avaliação para acompanhar e apoiar o seu desenvolvimento, e não como instrumento punitivo ou coercitivo ou ainda, para impedir a sua promoção. A avaliação serve ainda como instrumento para o professor estabelecer suas propriedades na prática educativa e definir o quê, como e quando avaliar, de acordo com os princípios e objetivos educacionais.
O desenvolvimento das capacidades das crianças e as observações das experiências cotidianas da sala de aula serão registrados num relatório individual. Tal relatório será contextualizado, apresentando os níveis de desenvolvimento, bem como as dificuldades, as possibilidades e as conquistas de todas as capacidades.
Esse relatório, que servirá para instrumentalizar o professor e será compartilhado com as crianças e com as famílias nas Reuniões de Pais, pois os pais tem o direito de acompanhar o processo de aprendizagem de seus filhos, compreendendo os objetivos e as ações desenvolvidos pelo professor e pela