TCC NATA O ADAPTADA
O estudo foi realizado com o propósito de analisar as contribuições da natação no tratamento da criança portadora de paralisia cerebral por meio de atividades aquáticas adaptadas visando o melhor bem estar físico e da qualidade de vida. Para chegar ao resultado encontrado, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo-descritivo e aplicado questionário contendo perguntas abertas a uma amostra de 5 professores de Educação Física, na modalidade de natação, onde constatou-se a importância da natação adaptada para o aluno com paralisia cerebral. Estudos comprovaram a eficiência da natação em vários aspectos, podendo até mesmo ser considerado um dos esportes mais completos, pois desenvolve no aspecto físico, a agilidade, flexibilidade, força, equilíbrio, resistência, coordenação e respiração e no psicossocial, oportuniza a maior interação entre as pessoas, criando um ambiente de descontração, dinamismo e desenvolvimento no processo de inclusão social.
Palavras-chave: Paralisia Cerebral – Natação – Desenvolvimento motor- Reabilitação
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
1.1 A Paralisia Cerebral 6
1.2 A Natação Adaptada como tratamento de reabilitação para portadores de paralisia cerebral 10
1.3 Benefícios da natação para indivíduos com lesões neurológicas 13
2. METODOLOGIA 18
3. RESULTADOS 19
4. DISCUSSÃO 20
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
ANEXOS 25
INTRODUÇÃO
A natação é um dos esportes mais completos e são vários os seus benefícios tanto para indivíduos em geral como para os portadores de algum tipo de deficiência física.
Segundo Toledo ( 2007), A prática da natação traz muitos benefícios ao individuo com deficiência, por se tratar de uma atividade que trabalha todo o corpo, em um ambiente que leva ao relaxamento e a diversas possibilidades de movimentação.
A natação como tratamento alternativo para crianças portadoras de paralisia cerebral é uma das atividades mais indicadas, quer seja pela liberdade de ação corporal