tcc monografia pedagogia
PATRICIA DE CARVALHO MENDES – RU 569842
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇAO INFANTIL DE 02 A 05 ANOS
BELO HORIZONTE
2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE BRÁS CUBAS
JOSÉ JORGE SILVA RG 124455
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇAO INFANTIL DE 02 A 05 ANOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Título de Pedagogo.
BELO HORIZONTE
2013
1 A CRIANÇA E O BRINCAR
Considera-se que o brincar seja inerente ao ser humano, já que se brinca desde a fase da infância até a velhice, isto é, o brincar é uma ação contínua que envolve pensamentos-ação-reação. Em cada de um existe um mundo infantil, vê-se que as experiências da infância marcam profundamente a vida de uma pessoa. Cada um traz consigo, mesmo sem perceber, modos de agir desde criança, como gestos, falas e costumes. A forma de brincar é fruto do imaginário, explorando e inventado o faz de conta. O brincar tem o sabor de descobrir e conhecer através da brincadeira se descobre um universo, sendo um processo de redescoberta, de reviver e de reaprendizagem.
Neste sentido, o faz de conta, presente no mundo infantil, é fundamental na constituição da identidade. ”[...] a identidade de uma pessoa e de um povo começa nos rituais de infância” (ERIKSON apud PEREIRA, 2002, p7).
É interessante mencionar o que o Referencial Curricular Nacional trata sobre a Educação Infantil (BRASIL, 1998), o brincar é essencial para o desenvolvimento da autonomia e identidade da criança. O ser humano comunicar-se desde infância através de sons e gestos, e pela brincadeira, tem-se um processo de construção do conhecimento, desenvolvendo pela imaginação a formulação do pensamento.
Segundo ainda pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), pelo brincar nota-se a coordenação das experiências anteriores da