TCC MICROPALEONTOLOGIA
ESTUDO DOS NANOFÓSSEIS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO
Universidade Estácio de Sá
Engenharia de Petróleo
Pablo Figueiredo Coutinho
Objetivos
Geral:
• Este trabalho tem por finalidade apresentar os nanofósseis calcários e suas características gerais, a sua importância na indústria petrolífera para a exploração de hidrocarbonetos e a evolução do conhecimento cronoestratigráfico por meio dos principais biozoneamentos propostos com nanofósseis calcários.
Específico:
• Interpretar Bioestratigrafias.
• Identificar Biozonas.
Justificativa
Tendo em vista todo o processo de exploração e explotação do petróleo, a etapa com a maior parte dos investimentos requeridos no processo prospectivo é a perfuração de um poço. Geólogos e geofísicos estudam detalhadamente os dados de diversas camadas do subsolo, visando os parâmetros que indicam a condição de acumulação de petróleo e os locais mais prováveis de sua ocorrência. Como não se trabalha com certeza absoluta, a micropaleontologia se tornou uma ferramenta geológica fundamental que diminuiu essa incerteza, nos dando resultados bastante confiáveis e detalhados quanto à existência de hidrocarbonetos em uma determinada região.
Micropaleontologia
Conclusão
A micropaleontologia mostra-se altamente eficaz na exploração de hidrocarbonetos, devido à quantidade de informações obtidas e o grau de clareza e detalhamento desses dados coletados. Com a identificação e determinação dos nanofósseis calcários podemos ter uma prévia do que será encontrado em um poço, a sequência litológica e, provavelmente, chegarmos a uma perspectiva do tipo de óleo será encontrado, caso haja a existência do mesmo. Nas pesquisas de matérias energéticas e particularmente do petróleo, os microfósseis podem ser considerados por vezes como responsáveis da formação das rochas geradoras como também das rochas reservatório.
•
DIAS-BRITO, D. A micropaleontologia na indústria do petróleo. Revista Brasileira de Geociências, v. 19,