tcc meio ambeinte
3011 palavras
13 páginas
INTRODUÇÃONuma sociedade cada vez progressiva não é difícil ver a incapacidade dos usuários dos recursos da natureza usufruem de todos os artifícios sem que se concretize sobre a importância da preservação.
A preocupação com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida torna-se algo cotidiano a Educação atual se apresenta educação ambiental e seu campo de estudos esta voltado para a formação de pessoas conscientes do planeta em que vivem.
Quando trabalhamos a Educação Ambiental não significa que devemos trabalhar apenas o meio ambiente, mas sim, abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza, do qual fazemos parte e somos capazes de conhecer e transformar.
Para os professores lhes basta explicar como funciona os ciclos naturais, incentivar novos alunos a respeitar a natureza, ensinar fotossíntese e comemorar o dia da arvore, mas sim, ir além do trabalho de educação escolar.
Por ambiente entende-se não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos inter-relacionados. Falar em prevenção, conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida torna-se algo comum. É uma preocupação que esta na ordem do dia seguinte a sua importância.
Existem vários exemplos de problemas ambientais ao nosso redor, como: a degradação da natureza, deterioração do meio ambiente, a queda da qualidade de vida da população, devido as industrias, centenas de rios formam contaminados, além de todos estes, podemos flagrar fatos que estão diante de nossos olhos; como a matança ilegal de animais, os desmatamentos, as queimadas e outros que acabam atingindo nossas próprias qualidade de vida.
Esta claro que a grande maioria de nossos problemas ambientais apresenta suas raízes ligadas a fator sócio econômico, políticos e culturais, e tais problemas não podem, e nem devem ser previstos, e até resolvidos, apenas por meios tecnológicos.
Diante de tais colocações, frisamos