Tcc mecanica
Tubo 3
Tubo 1
Já o ultimo tubo que ficará por dentro de todos os outros tubos, tem a função de introduzir o fluído 2 ao projeto.Logo o fluído 1 e 2 entrará por uma mangueira cilíndrica , estes calculado sobre sua pressão, densidade... Será possível seguir com o objetivo de calcular a velocidade da corrente do fluído.
Mangueira
Teoria:
O tubo Prandtl é formado por dois condutos, um dentro do outro, ligados pelos ramos de um tubo em U com mercúrio. Esse dispositivo permite determinar, num referencial em que ele está em repouso, o módulo da velocidade de escoamento de um gás. Alternativamente, permite determinar o módulo da velocidade do um objeto que se move através de um gás num referencial em que o gás está em repouso.
O tubo Prandtl é largamente empregado para determinar os módulos das velocidades dos aviões e os módulos das velocidades de escoamento dos gases no interior de tubulações.
Vamos considerar o caso em que o tubo Prandtl está em repouso no referencial considerado e o ar, com densidade ρAR, em movimento com velocidade de módulo v
(da figura acima). O ar no interior do conduto em que se encontra o ponto A está parado (estagnado) e na região em torno do ponto B, mantém a velocidade de módulo v. Como a diferença de altura entre os pontos A e B é desprezível, a equação de Bernoulli fica:
Em que ρM representa a densidade do mercúrio.
Essas duas expressões fornecem, para o módulo da velocidade de escoamento do ar:
Assim, medindo h, as diferenças nas alturas das colunas de mercúrio nos ramos do tubo em U podem determinar o módulo da velocidade de escoamento do ar.
A expressão acima mostra que o procedimento de medida da velocidade de escoamento de um gás com o tubo Prandtl é independe da pressão