tcc material produtivo
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
FUNÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO
O ser humano afirma sua identidade por meio de sua filiação social. São os diferentes grupos aos quais pertencemos que nos deixam saber quem somos e o que aspiramos.
Conclusão: Para que possamos entender melhor esse aspecto é necessário fazer uma relação entre redigir o nosso próprio curriculum vitae e nas formas que nos apresentamos aos desconhecidos, ou seja, o número de referências implícitas ou explícitas é alto. Pois, como nos definir sem que façamos às referências a família, meio social, ambiente de trabalho, passado ou até o lazer? Com isso, podemos compreender a compra de vários produtos e serviços.
Assim, os produtos de primeira necessidade consumidos na intimidade do lar (lâmpadas, colchões, conservas, sabonetes) não sofrem influência do grupo, pois esse não é terreno de trocas sociais. Já os produtos de fora são ilimitados, constituindo uma área especial para interação. O grupo influencia ao mesmo tempo a aquisição do produto e a escolha da marca, onde a situação de consumo é mais importante que o próprio produto. Desta forma, nem sempre a bebida que oferecemos a nossos amigos é a mesma que consumimos quando estamos sozinhos.
Para favorecer a influência social, uma empresa tem duas possibilidades de trabalho:
1. Exteriorizar seu produto Deixar transparecer, dissipa-lo.
2. Fazer com que o produto saia do status cotidiano
- Por meio de conceitos originais para os produtos alimentícios.
Ex. Coleção de massas Barilla.
- Embalagens inovadoras
Ex. Pote de geléia com abertura fácil.
INFLUÊNCIA DO GRUPO SOBRE O PRODUTO E A MARCA
INFLUÊNCIA SOBRE O PRODUTO
FRACA
FORTE
Roupas
Carros
Móveis
Cigarros
Revistas
Cerveja
TV em cores
Remédios
Relógios
Aparelhos de som
Ternos
Equipamentos esportivos
(tênis, raquete, bola)
Sabonetes