Respostas aula tema 5
A Qualidade segundo David A. Garvin, PHD em economia pelo M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 1979 e professor de Administração Empresarial em Harvard, “é a principal arma para garantir os lucros e reduzir os prejuízos”, e sua gestão é classificada em cinco abordagens distintas: transcendental; baseada no produto; baseada no usuário; baseada no valor; baseada na produção. Sendo essa última, a base desse trabalho de conclusão de curso.
Sobre a abordagem baseada na produção esse autor diz que “as melhorias na qualidade equivalem à redução dos custos, pois quanto menos defeitos existir, menos repetição de tarefas e menos tempo desperdiçado também haverá”.
Para alcançar tais objetivos é necessário para o gestor utilizar ferramentas que trazem à realidade todo o seu planejamento. O exemplo disto pode-se citar o uso do PDCA (Planejar – Fazer- Checar – Agir) que foca a organização como um todo encadeando assim metas com seus processos e resultados.
O pensamento de gerenciar qualidade está ligado não apenas em um produto ou processo, mas colocando a empresa na visão de um corpo.
Outra técnica muito utilizada é o Brainstorming (Tempestade de Ideias), criada por Alex Osborn, que é uma atividade que explora a capacidade criativa dos indivíduos envolvidos; onde existe incentivos para geração de ideias para a melhoria de um produto, serviço ou processo, mas com a ausência de discriminar pensamentos apresentados, ou seja, todos expõem suas opiniões sem que haja restrições.
Quando se precisa de uma solução imediata para determinado problema, usa-se a ferramenta 4Q1POC, que nada mais é que perguntas geradas para se chegar às causas de um determinado problema ou a solução do mesmo.
Algumas perguntas que são geradas nesse programa são:
• O QUE: Qual solução que vai ser desenvolvida?
• QUANDO: Quando a solução vai ser desenvolvida?
• POR QUE: Por que foi definida esta solução?
• ONDE: Onde a solução vai ser desenvolvida?
• COMO: Como a