Tcc logistica
O mundo se caracteriza hoje por uma profunda interdependência e por um intenso intercambio entre as entidades – sejam elas pessoas, grupos sociais, organizações, empresas, cidades, países ou continentes. Vivemos praticamente em uma aldeia global, onde as trocas de bens, serviços, capitais e ideias são efetuadas incessantemente entre entidades fisicamente distantes. A globalização faz com que esse intenso intercâmbio seja planetário e não simplesmente regional (CHIAVENATO, 2005, p. 17).
Neste contexto, o efeito da globalização aguça a concorrência entre as empresas, mudanças que estão em curso, o que provoca maior competitividade entre os vários setores comerciais e a produção de bens para o suprimento do mercado consumidor. Assim, sobressai a empresa que melhor manipular e controlar sua própria produção, ou seja, aquela que detém pleno controle do processo de produção de seus bens, consequentemente, estará preparada para o enfrentamento das disputas comerciais com as demais empresas do mercado da compra e venda. Hoje em dia as grandes ou até mesmo as empresas menores manipulam o elemento tempo na produção de seus bens, pois há uma grande aliada a este recurso, que é a logística. A logística é a organização do fluxo dos materiais, desde o fornecedor até o cliente final. [...] O objetivo da logística é incrementar a utilidade pela liberação do produto certo, nas condições, prazos, quantidades, locais, clientes e custos solicitados. O sistema da logística é composto de uma rede formada de instalações e informações que executam várias funções, a fim de conseguir um eficiente fluxo de produtos, onde se inclui transferência, estocagem, manuseio e comunicação. Podemos também desenhar a logística como um conjunto de nós e suas ligações (SEVERO FILHO, 2006, p. 20).
É preciso prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades da empresa. A logística desempenha