Tcc logistica
R: AS EXPERIENCIAS DE HAWTHORNE TEVE 12 FASES.
A 1º FASE- MOSTRA O REGISTRO DA PRODUÇAODE CADA OPERARIO ANTES DO INICIO DO EXPERIMENTO DO LOCAL DE TRABALHO. (2400 UNIDADES/SEMANA/MOÇA)
2º FASE -ISOLAMENTO DAS OUTRAS OPERARIAS.
3ºFASE -OS SALARIOS DO GRUPO SELECIONADO PASSARAM A SER O RESULTADO DAS ATIVIDADES SOMENTE DAQUELE GRUPO, E NÃO MAIS DE TODAS AS OPRERARIAS. ASSIM, COMO O GRUPO ERA BEM MENOR, ELAS PERCEBERAM QUE O DESEMPENHO INDIVIDUAL ESTAVA DIRETAMENTE RELACIONADO COM A MANUTENÇAO DO GRUPO (TEVE AUMENTO DE PRODUÇAO).
4ºFASE- INTERVALOS DE 5 MINUTOS DE DESCANSO PELA MANHA E A TARDE (NOVO AUMENTO DE PRODUÇAO).
5º FASE- INTERVALOS AUMENTADO PARA 10 MINUTOS (NOVO AUMENTO DE PRODUÇAO)
6º FASE- TRES INTERVALOS DE 5 MINUTOS PELA MANHA E MAIS TRES INTERVALOS TAMBEM DE 5 MINUTOS PELA TARDE (PRODUÇAO ESTACIONADA)
7º FASE-DOIS INTERVALOS DE 10 MINUTOS, UM PELA MANHA E OUTRO PELA TARDE, SERVINDO UM LANCHE EM UM DOS INTERVALOS (NOVO AUMENTO DE PRODUÇAO)
8º FASE-CONDIÇOES DA FASE 7:DIMINUINDO A JORNADA DE TRABALHO EM VES DE TERMINAR AS 17 HORAS PASSOU AS 16H30(NOVO AUMENTO DE PRODUÇAO)
9º FASE-DIMINUIÇAO DE MAIS 30 MINUTOS POR DIA DA JORNADA DE TRABALHO ATE ÀS 16 HORAS (PRODUÇAO ESTACIONADA)
10º FASE-RETORNO AO HORARIO ORIGINAL FASE 7 (NOVO AUMENTO DE PRODUÇAO)
11º FASE-O GRUPO PASSOU A NÃO TRABALHA MAIS AO SABADOS (NOVO AUMENTO DE PRODUÇAO)
12º FASE-NESSA ULTIMA FASE FORAM TIRADOS TODOS OS BENEFICIOS RETORNANDO AS CONDIÇOES DE TRABALHO ANTERIORES A EXPERIENCIA (OBTEVE-SE O MAIOR INDICE 3 MIL UNIDADES/SEMANA/MOÇAS)
ENTAO TIRAMOS A SEGUINTE CONCLUSAO: QUE AS EXPERIENCIAS TIVERAM RESULTADOS POSITIVOS DE MAIOR PRODUTIVIDADE E SATISFAÇAO NO TRABALHO QUANDO AS TRABALHADORAS PASSARAM A TER MAIOR ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇAO NO PROCESSO DE DECISAO DA EMPRESA. E QUE O FATOR MAIS IMPORTANTE PARA ELAS ERA A ACEITAÇAO SOCIAL EM VEZ DO INCENTIVO SALARIAL. POIS SEUS LIDERES