Tcc - licenciatura educação fisica
• Definição –
O bullying é um comportamento agressivo que acontece no meio escolar. Esses comportamentos não se justificam. São agressões verbais e até físicas provocadas por aqueles que se acham mais fortes, ou melhores. As vítimas se sentem impossibilitadas de enfrentar tais agressões. Muitos desses comportamentos agressivos, são repetitivos e com a mesma pessoa. Geralmente são realizados pelos mais fortes contra os mais fracos para intimidar, maltratar, ou por diversão. E não acontece só entre os meninos. O bullying também é praticado entre as meninas.
• Formas de manifestações do bullying –
O Bullying pode se manifestar de várias formas.
Pode ser verbal, com insultos, ofensas, apelidos pejorativos, “zoar” com a vítima etc.
Uma agressão física, como bater, beliscar, empurrar, destruir algum pertence da vítima, furtar ou roubar algo da vítima.
Pode ser também psicológica e moral, em que a vítima é discriminada, humilhada, difamada, intimidada etc.
O bullying pode vir também através de um celular, internet etc., e é chamado de Ciberbullying.
Temos também o sexual, onde a vítima sofre abusos, assédios, insinuações e violências.
O bulliying atinge mais os meninos que as meninas e são mais agressivos, no entanto, o bullying nas meninas é menos visível que nos meninos. Quase não é percebido entre as meninas onde há intrigas, fofocas, e há até o isolamento de algumas colegas, simplesmente por não gostarem dessa ou da outra colega de escola, sem motivo algum.
O ciberbullying está atualmente mais praticado, devido que o autor desse bullying fica no anonimato e atacam “grosseiramente” as vítimas, causando-lhes traumas e constrangimentos.
• Perfil das vítimas de bullying –
O perfil das vítimas dos bullies (nome dado aos agressores), são o porte físico, idade, situação socioeconômica, inferiores numericamente, tímidas, alunos com baixa auto-estima, pessoas de credo, raça ou orientação sexual diferentes. Alunos que não conseguem se