tcc farmacia
O uso de cosméticos, remonta há pelo menos 30.000 anos. Os homens da pré-história faziam gravações em rochas e cavernas, e também pintavam o corpo e se tatuavam.
Produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.
Um exemplo de cosméticos são as máscaras faciais, que são cosméticos apropriados para corrigir as imperfeições estéticas da pele do rosto com objetivo de conferir um aspecto fresco e juvenil. Possui ainda efeitos semelhantes aos das loções, diferindo pela sua maior intensidade de ação.
Máscaras faciais são tratamentos estéticos que nutrem, tratam a pele do rosto e promovem resultados imediatos. Pode-se usar máscaras faciais para ajudar a combater a acne, hidratar profundamente ou até mesmo para preparar a pele para uma festa ou ocasião importante.
Cada ativo tem um efeito, após uma limpeza de pele, por exemplo, pode-se fazer uma máscara de própolis, indicada para peles oleosas e acnéicas. Tem ação secante, cicatrizante, adstringente, anti-acne, antiinflamatória e anti-radicais livres, devido a presença dos minerais e oligoelementos da argila, somado a ação antibacteriana da própolis.
O trabalho tem por finalidade mostrar as propriedades antiacnéicas na associação da argila com a própolis em uma máscara facial, elaborando também uma nova formulação de máscara cosmética facial.
2 PELE E ANEXOS
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme (CARNEIRO, J.; JUNQUEIRA, L. C., 2008).
Dependendo da espessura da