Farmacia tcc
Difusão, Osmose, Pressão osmótica
Prof. Luiz C. Bellinello, Objetivo | Solane C. F. Santin, Unioeste
DIFUSÃO
A difusão é o movimento de partículas (moléculas ou íons) de uma região para outra. | Os íons deslocam-se de onde estão mais concentrados para onde estão menos concentrados (A), até ocorrer o equilíbrio (B) |
Este movimento ocorre porque as partículas são dotadas de energia cinética e tendem sempre a se movimentar. No caso mais simples, o movimento das partículas ocorre em resposta a diferenças de concentrações, deslocando-se do meio onde estão mais concentradas para onde estão menos concentradas. A este fenômeno os biólogos chamamtransporte passivo ou difusão seguindo o gradiente de pressão de difusão. |
Exemplo: Todo movimento gasos entre uma planta e o meio ambiente é explicado por simples difusão. Quando dizemos que na fotossíntese a planta absorve CO2 e elimina O2, na verdade está ocorrendo uma difusão de CO2 e do O2 através dos estômatos, seguindo o gradiente de pressão de difusão.
PRESSÃO DE DIFUSÃO
A pressão de difusão é definida como "a tendência que diferentes partículas (moléculas ou íons) têm para a difusão". Assim sendo, quanto maior a energia cinètica das partículas, maior será a sua pressão de difusão.
Considere um balão de borracha contando um gás qualquer (CO2,O2, NO2, etc.). As moléculas deste gás estão difundindo-se e acabam chocando-se contra as paredes do balão, gerando a pressão de difusão sobre elas. Se o gás for aquecido, aumenta-se a pressão de difusão, uma vez que se forneceu mais energia.
Consideremos agora a água. Quando se dissolve uma substãncia em água, a pressão de difusão da água diminui. Esta diminuição é proporcional à quantidade de substância que se dissolve. Assim sendo, pode-se dizer que a água pura (água destilada) apresenta pressão de difusão máxima. Este fato é importante para explicar o fenômeno da osmose.
OSMOSE Membrana permeável é aquela que deixa passar livremente o