tcc epi
A segurança dentro da empresa tem seus “gastos”, porém seus investimentos são muito retornáveis, pois fazem com que seus funcionários, tendo qualidade de vida dentro da empresa, transmitam tal qualidade para o processo de produção.
O estudo teve como objetivo final, demonstrar como a segurança do trabalho se torna importante perante a organização, identificando as vantagens proporcionadas por ela, torna-se essencial o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os colaboradores, sem deixar de valorizar a manutenção preventiva de equipamentos de auxílio à produção como maquinários e eventuais ferramentas de utilização industrial e corriqueira.Tais fatores geram melhor qualidade de vida para os funcionários da organização; prevenção de acidentes; aperfeiçoamento do produto final, já que os recursos serão melhor utilizados; redução de tempo na produção; entre outros fatores que se tornam essenciais para uma produção com qualidade. O estudo se justifica a medida que percebe-se que a despreocupação com a segurança dos funcionários pode gerar gastos futuros, com questões médicas, ou aposentadoria por invalidez ao funcionário diretamente lesado com o acidente ou mesmo a morte, e também gastos coma preparação do novo funcionário que ocupará o lugar do acidentado, além da imagem denegrida que permanecerá tanto para os clientes internos, quanto para os externos. A implementação do uso dos equipamentos de segurança individuais (EPI's) proporcionam uma imagem positiva para a empresa e uma qualidade de vida melhor para seus colaboradores. O estudo teve como premissa a seguinte indagação: Até que ponto a integração entre segurança do trabalho e produção pode favorecer os resultados da organização?
Capítulo 1 - Produtividade X segurança do trabalho
A produção é sempre pensada como fator de crescimento, onde o objetivo final é um produto acabado, e não adianta dizer o contrário, pois a produção sempre estará em primeiro