Tcc de fotografia
Hoje em dia temos a fotografia praticamente como parte de nossas vidas, ela sempre está presente no dia a dia das pessoas, estando cada vez mais próximas em câmeras digitais, celulares, computadores, entre outros. A qualquer momento, lembranças podem se tornar inesquecíveis, qualquer cena pode ser relatada em instantes ou depois de anos.
Não podemos prever o futuro, a fotografia pode ser utilizada até no cotidiano, ajudar em alguma busca, critica com problemas da sociedade e gerando mais oportunidades de trabalho.
Curso
Há apenas dois bacharelados no país. Eles oferecem uma formação mais humanística se comparados aos tecnólogos, mais focados na prática. Os cursos dão ênfase à fotografa digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão.
Duração média: quatro anos
A maioria dos cursos tecnológicos é voltada para a fotografia digital. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografa compõem a base teórica do curso. Entre as matérias específicas estão fotojornalismo, fotografa publicitária e direção fotográfica e de moda.
Duração média: dois anos.
Um setor aquecido é o de audiovisual, no qual o fotógrafo não apenas faz direção de fotografa, como passa, ele mesmo, a produzir os vídeos. E ramos até há pouco menos considerados, como o de eventos, vêm se profissionalizando, com os clientes exigindo cada vez mais qualidade técnica e artística. Todas essas oportunidades valem tanto para bacharéis quanto para tecnólogos, que têm