Abnt
Trabalho de Conclusão do TCC
Alberto Gomes
Caio Faria
Gabriel Burger
Henrique Medeiros
Mauricio Arraes
Todos Gays
São Paulo – 2012
Universidade Anhembi Morumbi
Trabalho de Conclusão do TCC
Alberto Gomes
Caio Faria
Gabriel Burger
Henrique Medeiros
Mauricio Arraes
São Paulo – 2012 Resumo
Palavras Chaves: Abstract
Keywords:
Sumário
Capítulo 1 7
Capítulo 1.1 7
Capítulo 1.2 7
Capítulo 2 8
Capítulo 2.1 9 Quadro de Figuras
Figura 1. http:// facebook/davi 9
Figura 2 http://facebook/ditaduradigital 11
Capítulo 1
Memória e fotografia: a ligação com o passado
Há em toda fotografia uma espécie de interrupção do tempo e, portanto, da vida. Tudo o que foi selecionado e capturado pelas lentes do fotógrafo, a partir do instante em que foi registrado, permanecerá para sempre interrompido e isolado na forma bidimensional da superfície fotossensível. A cena fotografada, sem antes nem depois, tem o poder de “eternizar” o acontecimento, sem poupar quem a vê, de um sentimento de ausência. Este descompasso entre a presença e a ausência, entre a distância e a proximidade, entre o reconhecimento e a lembrança do fato ou pessoa fotografada, são alvo das análises de muitos estudiosos da imagem fotográfica. Praticamente, desde a sua descoberta, a misteriosa relação da foto com o passado – o clic, o corte na duração do real - foi motivo de discussões ora intimistas, ora fenomenológicas, ora semióticas, ora históricas.
Capítulo 1.1
No livro La photografie et l‟homme (1971), Jean Keim reflete sobre a fabricação de uma segunda realidade pela fotografia:
Se é possível recuperar a vida passada – primeira realidade – e se temos, através da fotografia, uma nova prova de sua existência, há na imagem uma nova realidade, passada, limitada, transposta.(Keim, 1971: 64).
Capítulo 1.2
Keim aponta aqui o início de uma nova vida, a do documento, completamente