tcc completo
“Deficiência é toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gera incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano.” (Bolonhini, Roberto - pag. 03)
“Deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica ou anatômica. Incapacidade, toda restrição ou falta devido a uma deficiência, da capacidade de realizar uma atividade na forma ou na medida que se considera normal a um ser humano. Impedimento, situação desvantajosa para um determinado individuo, em consequência de uma deficiência ou de uma incapacidade que limita ou impede o desempenho de um papel que seria normal, em seu caso, em função de idade, sexo e fatores sociais e culturais.” (Silva, Jorge pag. 109)
Conforme Bolonhini (Atlas, 2010 – 2. Ed.) e Silva (Unesp, 2000) a deficiência apresenta-se como qualquer perda ou restrição que venha resultar no impedimento de desenvolver habilidades consideras normal para o ser humano, seja esta perda ou anormalidade de fatores fisiológicos, psicológicos ou anatômicos, resultantes na incapacidade, que limita o individuo no cumprimento e desempenho de um papel social, independente da idade, sexo e fatores sociais e culturais.
“Ser portador de deficiência não implica necessariamente ter uma anomalia física visível, como a falta de um membro ou ainda ter cegueira absoluta, deficiência mental etc. Ser deficiente, muitas vezes, é ser aparentemente perfeito, física e psiquicamente, embora apresente uma anomalia imperceptível, determinada, na maioria dos casos, por pericia médica. (Bolonhini – pag. 03)”
Neste sentido é possível reconhecer o conceito de deficiência e suas especificidades. Tendo em vista alcançar qualquer pessoa que apresente alguma