Tcc 1
2.1 Geração Baby Boomers
Os Baby Boomers são uma geração mais presente no mercado de trabalho em comparação aos tradicionalistas, nascidos entre 1946 e 1961, durante a Baby Boom, os Boomers cresceram em um período de revoluções. Desde a guerra do Vietnã até o assassinato de Kennedy e de Martin Luther King Jr, grandes líderes políticos e sociais da época. Dessa forma os Boomers tomaram a postura de transformar o mundo que estava à deriva, com envolvimento pessoal. (ERICKSON, 2011).
Durante sua trajetória, essa geração, foi educada para competir, trazida com muita disciplina, ordem e respeito pelos outros. Qualidades essas que não foram consideradas ou apreciadas nos anos subsequentes. Nesse contexto surgiram, então, dois perfis dos jovens: o disciplinado e o rebelde. Os disciplinados aceitavam as condições impostas pelos pais e exerciam um comportamento um tanto quanto correto, ingressavam na vida adulta com maior rapidez e buscavam a estabilidade na empresa e a constituição de família. Quanto aos jovens rebeldes, na sua maioria, eram filhos de pais ricos e militares e buscavam transgredir todas as regras da sociedade, usando cabelos compridos, fazendo sexo antes do casamento, fumando e usando roupas coladas ao corpo. Além disso, seguiam as influências de personagens do cinema, lutavam ativamente pela liberdade política e exigiam mudanças nesse cenário segundo Conger(1998).
Segundo Zemke; Raines; Filipczak (2008), a gestão dessa geração é realizada por consensos. São pessoas que colocam o trabalho à frente de tudo, inclusive da família, e se definem pelos resultados que alcançam. Essa geração é mais saudável e instruída que sua antecessora; seus membros vivem mais e com maior qualidade. Por isso, tendem a se aposentar mais tarde, por motivos variados que, por vezes, os levam a complementar a renda familiar, pela vitalidade que sentem e a vontade de continuar produzindo. Trata-se de uma geração que deseja continuar em atividade