TC2 MEAN GIRLS
A Socidade do Espetáculo e a teoria da Comunicação de Massas em Meninas Malvadas.
Cady Heron nunca havia frequentado uma escola regular. A personagem principal de Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004), vivida pela atriz Lindsay Lohan, morou muitos anos em uma pequena comunidade na África, por conta da profissão de seus pais, zoólogos. Ao encontrar-se inserida em meio à rotina de um típico colégio “high school” norte-americano, a garota de 17 anos precisa se adaptar. As pessoas parecem, em princípio, pertencerem a um tipo de vitrine onde todos devem se mostrar. É nítida a construção de personagens e máscaras que buscam colocar cada indivíduo em seu “devido lugar”.
Em sua obra A Sociedade do Espetáculo, Guy Debord afirma que
“Considerado segundo os seus próprios termos, o espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda a vida humana, socialmente falando, como simples aparência.” (DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Cap 1).
Já em seu primeiro dia de aula, Cady faz amizade com Janis Ian, uma garota gótica e completamente fora dos padrões e Damien, um garoto homossexual. Os novos amigos logo a alertam sobre o trio mais popular na escola. As chamadas “Poderosas” eram Regina George, Gretchen Weiners e Karen Smith. As três eram altamente respeitadas e eram elas quem definiam a hierarquia social que rotulava e dividia em grupos todos os que ali estudavam. Cady e seus dois novos amigos criam então um plano: fazer com que a aluna nova e até então desconhecida se tornasse um novo membro das “Poderosas” para poder, infiltrada no grupo, acabar com o status que as garotas possuíam no colégio.
Assim que Cady consegue se tornar uma das “Poderosas”, começa a colocar em prática seu plano. Logo de início, recebe um convite para uma festa de Halloween que aconteceria na casa de Aaron Samuels, seu interesse amoroso e ex-namorado de Regina. Por toda sua inexperiência no contexto das relações sociais (o que inclui festas e