Tc
Tomografia Computadorizada
Em 1971 Godfrey Hounsfield, através da empresa fotográfica EMI, inventou o primeiro tomógrafo. No ano seguinte a tomografia computadorizada foi apresentada como um método de diagnóstico no encontro da Sociedade Americana de Radiologia. (11,12)
Os primeiros aparelhos de tomografia helicoidais apareceram em 1989. Em meado de 90, os tomógrafos evoluem e surgem as aplicações em imagens tridimensionais.
Em 1992 começa a comercialização de equipamentos de TC (Tomografia Computadorizada) de corte duplo, dando origem aos primeiros aparelhos que fazem a varredura multicorte utilizando os arcos multidetectores (tecnologia MDCT). Em 1994 foram lançados os primeiros aparelhos de TC "subseguido", em que a volta completa do tubo de raios X ocorria em um tempo menor que um segundo. (11)
No ano de 2000 as unidades de TC multicorte oferecem aumento na velocidade da varredura de volumes. Onde a aquisição de dados de um estudo completo pode ser feita em menos de 10 segundos. Em 2001 são lançados os primeiros aparelhos com sistema de redução de dose em pacientes. Em 2002 são lançados os aparelhos de tomografia computadorizada helicoidal multicorte de 8 a 16 cortes simultâneos por rotação completa do tubo de raios X. Em 2004 surgem os aparelhos de TC multicorte de 32 e 64 cortes simultâneos por volta completa do tubo de raios X. (11)
O tomógrafo é um aparelho que usa os raios-X, porém de forma mais complexa que o exame convencional, pois as imagens captadas vãs para um computador que possibilita a análise dos tecidos em três planos: axial em fatias (transversais), coronal (de frente) e sagital (de lado). O exame identifica mudanças sutis dos órgãos, o que pode fazer a diferença para o diagnóstico é o tratamento médico. Um dos grandes avanços da medicina é a possibilidade de identificação precoce do câncer na tomografia computadorizada, permite confirmar a localização exata e também se o tumor se espalhou para os órgãos ou linfonodos. (11) Sendo