3 Relatorio 2012
Por:
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CONTAGEM DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS
Relatório de aula pratica a ser entregue a Profª: Drª. Lígia Miranda Menezes, como avaliação parcial para obtenção de créditos à disciplina de Microbiologia.
ITAPETINGA - BAHIA
MARÇO DE 2012
1. RESUMO
A qualidade de um alimento pode ser determinada pelo controle da qualidade analítica. A qualidade microbiológica pode ser estabelecida utilizando-se como parâmetros microrganismos indicadores de contaminação fecal, como o grupo coliforme. A qualidade microbiológica tem o objetivo de fornecer alimentos seguros, do ponto de vista higiênico sanitário. Coliforme trata-se de bactérias formadas por grupos de diferentes gêneros que incluem os Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria. As bactérias do grupo Coliforme habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem, e são largamente utilizadas na avaliação da qualidade dos alimentos, servindo de parâmetro microbiológico básico às leis de consumo criadas pelos governos e empresas fornecedoras que se utilizam desse número para garantir a qualidade dos alimentos para o consumo humano. Nesse caso, a presença de um número alto de Coliformes em alimentos significa um nível elevado de poluição e risco à saúde pela presença de organismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA Há os Coliformes Totais, que são grupos de bactérias gram-negativas, que podem ou não necessitar de Oxigênio - Aeróbicas ou Anaeróbicas, que não formam esporos, e são associadas à decomposição de matéria orgânica em geral. Há