Tb De Ed
HISTÓRICO
O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.
No início, jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada“.
Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball“.
Em pouco tempo havia times disputando torneios. Entre 1955 e 1956, no Rio de Janeiro, organizou-se o primeiro campeonato oficial com 42 competidores. Até 1959 havia diferença nas regras entre Rio de Janeiro e São Paulo. A Confederação Brasileira de Desportos oficializou o jogo impondo o uso de uniformes e instituindo as regras.
REGRAS BÁSICAS
O jogador com quando expulso da partida não pode ficar no banco de reservas. É permitido a entrada de outro jogador após 2 minutos que o time ficou com 4 jogadores, ou até que sofra um gol; somente após uma dessas duas situações será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.
A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra