Hist Ria Da Coca Cola Original
A história deu-se inicio a simples curiosidade de um farmacêutico “John Styth Pemberton“. Em 1886 na cidade de Atlanta, criou-se a bebida que se tornaria parte da historia e do mundo. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca.
A mistura foi oferecida aos clientes da farmácia, que consideraram a bebida muito especial e refrescante. O produto foi posto a venda US$ 0,05. A bebida foi batizada COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira.
Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter a menor idéia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a fórmula para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Candler tornou-se o primeiro presidente da empresa e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. A COCA-COLA passou de uma simples invenção à um grande negócio. Descobriram-se formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca COCA-COLA. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares.
A marca teve seu registro oficialmente em 31 de janeiro de 1893. Em 1895, a COCA-COLA já era vendida em todos os estados e territórios americanos; Era um grande produto e uma grande marca.
A marca no Brasil
A marca chegou no Brasil em 1942 e desembarcou em Recife – Pernambuco, inicialmente foi produzido pela fábrica de água mineral Santa Clara até ser instalada uma mini fábrica e m Recife e Natal – Rio Grande do Norte, mini fabrica