Taynara
Supondo não haver trocas de calor com o frasco e com o meio ambiente, a temperatura de equilíbrio desta mistura será
a) 60 °C
b) 16 °C
c) 40 °C
d) 32 °C
e) 10 °C
resposta:[B]
A temperatura de dois corpos M e N, de massas iguais a 100 g cada, varia com o calor recebido como indica o gráfico a seguir. Colocando N a 10 °C em contato com M a 80 °C e admitindo que a troca de calor ocorra somente entre eles, a temperatura final de equilíbrio, em °C, será
a) 60
b) 50
c) 40
d) 30
e) 20 resposta:[D]
Em relação às trocas de calor, julgue os itens a seguir, considerando os seguintes dados: calor latente de fusão do gelo=80cal/g; calor de vaporização da água=540cal/g; calor específico da água=1,0cal/g°C; e calor específico do gelo=0,5cal/g°C.
(1) São necessárias 725cal para converter 1g de gelo a -10°C em vapor a 100°C.
(2) Um quilograma de mercúrio tem menor capacidade térmica do que 1kg de água, pois o calor específico do mercúrio é menor que o da água.
(3) Se um corpo A tem o dobro da massa e o dobro do calor específico de um corpo B, então, quando A e B recebem a mesma quantidade de calor, as variações de temperatura de ambos são iguais.
(4) Para que 200g de pedras de gelo a 0°C sejam derretidas, esfregando-se umas contra as outras, é necessário que se realize um trabalho de 160cal.
resposta:V V F F
Considere uma garrafa térmica fechada com uma certa quantidade de água em seu interior. A garrafa é agitada fortemente por um longo período de tempo. Ao final desse período pode-se dizer que a temperatura da água
a) aumenta, pois o choque entre as moléculas gera calor.
b) aumenta, pois o ato de chacoalhar aumenta a energia interna da água.
c) aumenta, pois o trabalho vai ser transformado em calor.
d) diminui, pois a parede interna da