mecanica
A proteção é obtida do gás quente e ionizado, proveniente da tocha. Este gás é usualmente suprido por uma fonte auxiliar de gás de proteção. O gás de proteção deve ser um gás inerte ou uma mistura de gases inertes. O metal de adição pode ou não ser usado.
É um processo semelhante a outros tipos de solda a arco, mas o eletrodo não-consumível é introduzido em um pequeno bocal. Isto permite uma separação do gás de proteção inerte, e tende a apontar o arco, resultando em um fluxo de plasma de alta intensidade que é capaz de alcançar velocidades incrivelmente altas e arcos com altas temperaturas.
Este processo pode ser empregado para unir a maioria dos metais em todas as posições. Oferece um melhor controle direcional do arco e menores zonas termicamente afetadas, se comparado com outros tipos de soldagem.
O gás de orifício é aquele direcionado através da tocha para envolver o eletrodo, e se torne ionizado para formar o plasma. Para a maioria dasoperações, um gás auxiliar de proteção é fornecido através deum bocal externo, semelhante ao GTAW. O objetivo do mesmo é isolar a área do arco na peça de trabalho e evitar a contaminação da poça de fusão.
O bocal pelo qual o plasme sai tem duas dimensões importantes: o diâmetro do orifício e o comprimento da garganta. O orifício pode ser cilíndrico convergente ou divergente. A distância do eletrodo com a saída do orifício é chamada de Setback. A distância da face externa do bocal e a peça de trabalho é conhecida como Standoff.
3.2. Oxicorte
O oxicorte é uma técnica muito utilizada para