Taylorismo e Fordismo
O que é o Taylorismo? Taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o querendo assim, de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
O que é o Toyotismo? Toyotismo é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista. Anos depois, em meio a uma crise, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A idéia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques, produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade.
O Taylorismo e o Fordismo nos dias atuais: Não são só apenas as industrias automotivas que utilizam o Fordismo e o Taylorismo como sistemas na linha de produção, podemos falar também sobre as redes de Fast-Food, como o Burguer king e o McDonald's. O conceito fast-food, relacionado à alimentação de Fast-Foods, mostra o lado taylorista/fordista da culinária.A divisão e a racionalização do trabalho, que se contrapõem ao trabalho normal e habitual dos restaurantes. Equipes reduzidas e sem qualificação especial devido aos baixos salários; equipamentos adaptados a procedimentos padronizados e controlados, entre outras condições da linha da produção, encontram correspondência no