TAYLOR
Carlos Augusto Montibeller da Silva
Trabalho sobre Taylor
Curitiba
2015
Introdução
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).
CONTEXTO HISTÓRICO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
No final do século XVIII um conjunto de mudanças ao nível social e econômico estava para acontecer. Nessa altura a atividade era artesanal e manual, com o apoio de ferramentas rudimentares e algumas máquinas simples. Os processos produtivos eram na maior parte das vezes elaborada pelo mesmo artesão, desde a obtenção da matéria prima, transformação à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos.
A Revolução Industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas com um profundo impacto no processo produtivo ao nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandindo-se pelo mundo a partir do século XIX.
Com esta Revolução os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para uum patrão na função de empregados ou de operários, perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Muitos dos artesãos passaram a manobrar as máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção.
Este novo movimento opera profundas transformações na sociedade, na medida em que transforma radicalmente a ciência, a tecnologia, as fontes de energia e em consequência, o funcionamento das organizações. O fato de a partir desse momento, ser possível produzir em