Taylor
A teoria científica é designada também como “administração científica”, e é fundamentalmente o que a teoria prega, a administração do processo usando-se de preceitos científicos.
Este estudo conta, mais especificamente, com a origem da teoria científica, a sua evolução em dois períodos – 1° e 2° período de Taylor, os principais pensadores adeptos da teoria, as características e os princípios da mesma, bem como a apreciação crítica e a aplicação desta na área da enfermagem.
Por fim, este trabalho traz as alterações inerentes à existência da teoria científica no âmbito da produção industrial, bem como a revolução que impulsionou as inúmeras críticas recebidas.
1 A TEORIA CIENTÍFICA
A teoria científica no âmbito da administração provém da aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. A junção entre a teoria científica e a prática originou o termo “Administração Cientifíca”. (CHIAVENATO, 2000)
A administração científica foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. (CHIAVENATO, 2000)
1. A origem da teoria
O fundador da Administração Científica, Frederick Winslow Taylor (1856 a 1915), nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Originário de uma