Taxonomia
Adrielen Silvério da Silva, Érica Simas, Nelci de Lima Stripari
PASSOS
2012
Estudo da Classe Oligochaeta e Família Chironomidae para Avaliação da Qualidade da Água do Ribeirão Bocaina, Bacia do Médio Rio Grande - PASSOS-MG
Adrielen Silvério da Silva1, Érica Simas²,
Nelci de Lima Stripari³
Resumo
A riqueza da classe Oligochaeta e da família Chironomidae (Díptera) foi investigada no ribeirão Bocaina Bacia do Médio Rio Grande em 9 pontos de amostragens no ano de 2007. O objetivo deste estudo foi inventariar as espécies de oligoquetos e chironomídeos habitantes deste ribeirão, e assim relacionar os táxons encontrados à qualidade da água.
Foram examinados 428 exemplares de oligoquetos pertencentes a 17 espécies, 11 gêneros e 3 famílias. Naididae foi a família com maior riqueza de espécies, com 8 gêneros e 14 espécies. De acordo com o índice de Shannon-Weaver os pontos 4 e 5 registraram as maiores diversidades com valores de H’ – 2,384 e H’ – 2,3113 respectivamente. O ponto 1 é provavelmente o mais degradado, onde se verifica a presença de espécies de Oligochaetas mais tolerantes a poluição.
Na família Chironomidae foram encontrados 22 táxons de larvas pertencentes a 3 subfamílias (3 Tanypodinae, 9 Chironominae e 10 Orthocladiinae) num total de 308 indivíduos. As maiores diversidades de Shanon-Wiener foram verificadas nos pontos 3 e 6, com os valores de H’ – 2,0284 e H’ – 1,6988 respectivamente e a menor diversidades de Shanon-Wiener foi verificada no ponto 8 com o valor de H’ – 0. O ponto 7 é o mais íntegro entre os pontos estudados onde foram registrados gêneros considerados como bioindicadores, de boa qualidade, sendo eles, Tanytarsus e Larsia.
Palavras Chave: