taxonomia
Taxonomia é a separação dos seres vivos com características comuns em grupos. Para tal separação é necessário três fases: classifecação, nomenclatura e identificação.
Inicialmente os seres vivos eram separados em: vivos e não vivos, vegetais e não vegetais e vertebrados ou invertebrados.
A taxonomia natural surge depois de um tempo com o botânico sueco Carl Linnaeus, o qual, modifica o sistema de nomenclatura padronizando o nome das espécies de animais e vegetais para binominal. Desde entao a taxonomia passa a ser dividida da seguinte forma:
Atravéz dos nomes científicos se identifica cada espécie. Este é formado por dois nomes em latim, sendo que o primeiro é o gênero e o segundo o epíteto específico.
Os nomes científicos são criados apartir de um nome popular, de uma característica do local onde a espécie vive, ou, na maioria das vezes com o nome ou sobrenome de quem a descobriu. Porém existe um padrão para esses nomes; as plantas tem o sulfixo aceae, os animais recebem o sufixo idae e sua subfamília agrega inae.
Na biologia existe um diagrama chamado cladograma que nos permite saber o grupo ou a espécie ancestral de um determinado ser. Este é formado por uma linha que tem um ponto de origem ( 1º ancestral) e vários nós dos quais são feitos traços ligando a determinados grupos.
Dentro desse diagrama os seres vivos tambem são separados em tres grupos (clado),monofilético,parafilético e polifilético.
Monofiléticos são aqueles da mesma origem, mas com características diferentes, portanto possuem um ancestral. Os parafiléticos é o grupo dos decendentes de um ancestral, mas inclui todos os descendentes. Já os polifiléticos não tem um único ancestral para todos os indivíduoS; é um grupo monofilético que foi tirado um grupo parafilético.
Só é ser vivo quele que é constituido de célula, que busca energia para sobreviver, responde a estímulos do mei, se reproduz e evoule.
O vírus se reproduz, possui materia genético