Taxas e critérios de avaliação
Produto Nacional Bruto (PNB) refere-se a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação durante determinado período, seja em território nacional ou não. Assim, empresas brasileiras que tenham fábricas no exterior também se somam a este indicador.
A fórmula para o cálculo do PNB é: PNB=PIB-RLEE
O RLEE (Renda Líquida Enviada ao Exterior) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior e os recursos recebidos do exterior.
Em geral, países desenvolvidos possuem PNB maior do que o PIB, mostrando assim que a soma da produção nacional é mais forte do que a soma da riqueza produzida em território nacional, que inclui as empresas estrangeiras localizadas ali. Desta forma, em países em desenvolvimento, como o Brasil, o PNB normalmente é menor que o PIB, uma vez que as transnacionais enviam grande parte de seus lucros para seus países de origem.
O Índice de Desenvolvimento Humano
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total) e consiste na média de três aspectos socioeconômicos:
No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita, onde multiplica-se os três e calcula-se a raiz cúbica do resultado.
Taxa de Mortalidade Infantil
As taxas de mortalidade infantil representam a relação entre o número de crianças que morrem entre 0 e 1 anos de idade incompletos, sobre o total de crianças nascidas vivas em um determinado ano de referência. As taxas, em geral, se expressam sob a forma: número de mortos por 1000 nascidos vivos. Esse dado é um aspecto de fundamental importância para avaliar a qualidade de vida, pois, por meio dele, é possível obter informações sobre a eficácia dos