Experiência de Densidade de Líquidos
Data da Experiência: 21/03/2014
Nome da Experiência: Densidade de Líquidos
OBJETIVO
Determinar densidade experimental de substâncias líquidas.
INTRODUÇÃO
Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão:
Densidade = massa / volume
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³), o mesmo que gramas por mililitro (g/ml).
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiramente, foi pesada uma proveta de 10ml na balança analítica para determinar o peso da mesma. Depois, transferiu-se, de uma pisseta, 5ml de água para a proveta, com a ajuda de um béquer de 10ml e um conta-gotas, e então foi pesada novamente com o líquido. Em seguida, jogou-se fora o conteúdo, e a proveta foi higienizada e seca. O processo se repetiu para os outros quatro reagentes.
MATERIAIS UTILIZADOS
Equipamentos
Béquer de 10ml
Pisseta
Proveta de 10ml
Conta-gotas
Balança analítica
Reagentes
Água
Etanol 92,8 INPM
Acetona
Óleo de cozinha
Xilol
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Calculou-se: a massa inicial da proveta, mais o valor da proveta com o reagente e, subtraindo o valor da massa da proveta com o valor obtido por essa soma, obteve-se o valor final da densidade de cada um, assim:
Massa da proveta com reagente – Massa da proveta = Densidade do reagente
Com exceção da água, todos os reagentes tiveram densidade menor que 1g/ml. Os resultados da densidade experimental ficaram bem próximos da densidade teórica, como se vê na tabela abaixo:
Tabela 1: Densidade dos