Taxa de Mortalidade na CPLP
Em Demografia este dado é estudado nas estatísticas do registro civil e através de censos periódicos, e é analisado em relação com afecundidade e natalidade, mostrando o crescimento populacional em dadas condições históricas e sociais. Atualmente, o que se verifica é uma queda global nos índices de mortalidade.
Em Ecologia, estudam-se as taxas da perda de indivíduos de qualquer população, em função das condições ambientais sendo, segundo Odum, a mortalidade mínima realizada ou ecológica, uma constante que expressa as condições ideais ou não limitantes, e aextinção da espécie, provocada por ausência de adaptação.
A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade
É um dado demográfico do número de óbitos registados, em média por mil habitantes, numa dada região num período de tempo.
A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte indicador social, já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a esperança de vida. No entanto, pode ser fortemente afetada pela longevidade da população, perdendo a sensibilidade para acompanhamentodemográfico.
Outros indicadores de saúde, como a taxa de mortalidade infantil, são mais significativos, pois têm forte correlação com as condições de vida em geral.
Taxa de mortalidade peri-natal
Taxa de mortalidade perinatal é convencionalmente contabilizada como o número de mortes fetais de 28 ou mais semanas de gestação e óbitos de nascidos vivos com menos de sete dias de idade, observado num dado período de tempo, normalmente, um ano civil, referido ao número de nados-vivos.
Taxa de abortos
É o número