Repostas do Módulo PLI
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PELA ESCOLA – RIO GRANDE DO NORTE
CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES
COORDENADORA: MARIA DO SOCORRO SANTOS DE MACEDO
MULTIPLICADORA: FRANCISCA SORAYA FARIAS
CURSISTA: LAUDO ESDRA PEREIRA BATISTA
MÓDULO: I
UNIDADE: I
ATIVIDADE: 01 - EDUCAÇÃO
Educação – Uma breve discussão
De início, todos os seres vivos, dentro de suas limitações orgânicas e naturais, adquirem assimilações comportamentais, seja por estímulo exterior ou por instinto de sobrevivência, que o torna apto ou não a subsistir na natureza. Ou seja, todos os seres vivos aprendem alguma coisa, uns mais e outros menos. Num sistema muito mais complexo, os seres humanos, menos por instinto, mais por imposição e influência externa, vivenciam situações de aprendizagem em vários ambientes. Seja na família, igreja, escola e outros grupos sociais. Neste processo de convivência social, no qual nos relacionamos com o outro indivíduo, com nosso grupo social e com o outro grupo social, é necessário o domínio de três processos fundamentais: saber, fazer e ser/conviver. Nesta interação, todos os dias, misturamos a vida com a educação.
É por meio da educação que é formatado o conjunto de crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto constroem os tipos de sociedades existentes.
Quando falamos da temática logo nos chega a imagem da escola, mas a educação no seu surgimento não dispunha ainda de processos formalizados de ensino. A educação acontece também em locais onde não há escola, já que por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde não foi sequer criado algum modelo de ensino formal e centralizado.
A escola surge no momento em que a humanidade começou a dividir as tarefas laborais, separando de forma hierárquica os saberes, ou seja, a necessidade de sistematizar as diferentes formas de