Geografia 10º
Conceitos
NUT – Nomenclatura de Unidade Territorial. Divisão da união europeia para fins estatísticos. Existem de grau I, II e III.
União Europeia – Já teve o nome de CEE (Comunidade Económica Europeia). Esta designação existe desde 1992 quando ocorreu o tratado de Maastricht. A fundação é de 1957 com o tratado de Roma. Nesta altura só pertenciam 6 países, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Hoje, a UE para além de assuntos económicos também explora assuntos políticos, culturais, de segurança e de educação.
CCP – Conselho das Comunidades Portuguesas. 1996, é o órgão consultivo do governo relativo às políticas da emigração e das comunidades portuguesas.
CPLP – Comunidade dos Países de Língua oficial Portuguesa (1996). Fazem parte: Portugal, São Tome e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Brasil e Timor.
Descentralização – Processo politica que corresponde à transferência de competências do estado para as regiões autónomas.
Região administrativa – Forma de organização do território nacional que tenta transferir decisões para os distritos, concelhos e freguesias. O país está dividido em várias regiões administrativas.
Mundialização – Estabelecimento de relações politicas, económicas, culturais, sociais, desportivas ou de outras, onde os países geram interdependência uns com os outros. Este processo pode ser entre regiões, entre países do mesmo continente ou relativamente a todo o mundo.
Crescimento Natural – CN = N – M.
Taxa de Natalidade –
Taxa de Mortalidade –
Taxa de Crescimento Natural – TCN = TN – TM.
Taxa de fecundidade –
Índice sintético de fecundidade – número de filhos que cada mulher tem, em média, durante a sua vida fecunda (dos 15 aos 49 anos).
Índice de renovação de gerações – número médio de filhos que cada mulher devia ter durante a sua vida fértil, para que as gerações pudessem ser substituídas.
Taxa de mortalidade infantil –
Saldo migratório – SM = I – E.