Resumo de geografia - 10º ano - 1º período
Estrutura etária da população
Estrutura etária – Repartição da população por grupos e por classes de idade.
Grupos etários:
Jovens - indivíduos com menos de 15 anos ;
Adultos – indivíduos com idades compreendidas entre 15 e 64 anos ;
Idosos – indivíduos com mais de 65 anos .
A análise da estrutura etária é importante para caraterizar uma população, uma vez que reflete as seguintes variáveis demográficas: natalidade, fecundidade, mortalidade, mortalidade infantil e movimentos migratórios.
A estrutura etária é representada graficamente por pirâmides etárias.
Tipos de pirâmides etárias:
Jovem ou crescente – base larga e topo estreito; país em vias de desenvolvimento com elevadas taxas de natalidade e baixa esperança média de vida.
Adulta ou de transição – centro tão largo como a base; países em desenvolvimento com quebra recente na taxa de natalidade e grande parte da população adulta.
Idosa ou decrescente – predomínio de idosos; países mais desenvolvidos com grandes quebras na natalidade e elevada esperança média de vida.
Rejuvenescente – aumento recente e significativo da natalidade, consequência de políticas governamentais natalistas.
Evolução da estrutura etária portuguesa:
1960 – População predominantemente jovem com taxa de mortalidade infantil elevada e esperança média de vida baixa e taxa de natalidade elevada devido ao papel da mulher na sociedade e à fraca divulgação dos métodos contracetivos.
1981 – ligeiro envelhecimento da população, diminuição da natalidade e da mortalidade, que tem como consequência aumento da esperança média de vida.
1981 – 2001 – acentuou-se o envelhecimento da população, ou seja, diminuição dos jovens, aumento do número da adultos e idosos.
Projeção para 2050 – tendência para o envelhecimento da população.
Resumindo , a população portuguesa tem vindo a envelhecer. Trata-se de um duplo envelhecimento: envelhecimento pela base (quebra de natalidade/redução do número de jovens)