TATURANA
Abigail Bargas Ferreira
Ghislaine Gerhard
Jucilene Rabelo
Maria Rosalina Pasquini Motta
TATURANA
DESENVOLVIMENTO
Taturana vem do tupi tatᨠ= ¨fogo¨ + ¨rana¨ = ¨semelhante. Espécie de larva recoberta com uma felpa que produz sensação de dor em quem a toca.
As taturanas também conhecidas como taturanas, lagarta-de-fogo, mandorová, sauí, taturana-gatinho, entre outros, são na verdade, larvas de insetos que darão origem as conhecidas mariposas e borboletas.
A vida se origina no acasalamento das mariposas que vivem em média 15 dias e morrem devido à falta de alimentação ocasionada pela atrofia da boca. As taturanas também conhecidas como taturanas, lagarta-de-fogo, mandorová, sauí , taturana-gatinho , entre outros, são na verdade, larvas de insetos que darão origem as conhecidas mariposas e borboletas.
A vida se origina no acasalamento das mariposas que vivem em média 15 dias e morrem devido a falta de alimentação ocasionada pela atrofia da boca. Nesse momento as larvas começam seu crescimento, que dura aproximadamente sessenta dias e que se submetem a troca de pele, a ecdise, por oito vezes praticamente seguidas, até chegar ao seu tamanho média, que é de aproximadamente 8 centímetros de comprimento
É um animal gregário, que só vive se estiver em grupos, onde facilmente se encontram grupos destes animais descansando é sobre as folhas e os galhos das árvores durante o dia, mudando este hábito na última troca de pele, onde se transformam em pupas, começando a procurar lugares úmidos como o húmus ou na base das árvores, preparando-se assim para chegar ao próximo estágio de sua vida, onde reiniciam o processo de renovação.
Devido sua coloração ser sempre viva e muito vistosa, independente da espécie, a taturana é um inseto que atrai muito a atenção de crianças, que devem ser cuidadas devido à toxidade das cerdas contidas no