TATO
O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.
- Epiderme: Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. As células mais abundantes desse epitélio são os queratinócitos. A epiderme ainda apresenta melanócitos, células de Langerhans e as células de Merkel.
Camada basal: constituída por células prismáticas ou cuboides, basófilas, repousando sobre a membrana basal. A membrana basal, ou germinativa, apresenta intensa atividade mitótica. As células da camada basal contém filamentos intermediários de queratina, que se tornam mais numerosas a medida que se aproximam da superfície.
Camada espinhosa: células cuboides ou ligeiramente achatadas, de núcleo central, citoplasma com curtas expansões que contém feixes de queratina (tonofilamentos). Os tonofilamentos terminam inserindo-se nos espessamentos citoplasmáticos dos desmossomos. Os filamentos de queratina e os desmossomos têm importante papel na coesão entre as células da epiderme e na resistência ao atrito. Nela também ocorrem mitoses, mas em menor número que na camada basal.
Camada granulosa: células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos, grânulos lamelares
Camada lúcida: mais evidente na pele espessa, constituída por uma delgada camada de células achatadas, eosinófilas e translúcidas. O citoplasma apresenta numerosos filamentos de queratina.
Camada córnea: tem espessura muito variável e tem células achatadas, mortas e sem núcleo. Citoplasma dessas células apresenta-se repleto de queratina.
Células de Langerhans: muito ramificadas, localizam-se em toda a epiderme entre os queratinócitos. Elas são capazes de captar antígenos, processa-los e apresenta-los aos linfócitos T. Portanto, tem papel nas reações imunitárias cutâneas.
Células de Merkel: