tatica no futsal
Rio de Janeiro
Março/2013
Introdução
Este estudo retrata uma revisão bibliográfica de acordo com a tática geral, e também conhecimentos e teorias de acordo com a tática empregada no desporto futsal, tratando assim seu ensinamento, seus métodos, sistemas de jogo, e abordagens por parte de profissionais da área.
Conceito :
A tática sempre foi parte fundamental de qualquer desporto, seja ele coletivo ou individual. Hoje sua utilização, variações e adaptações de acordo com o decorrer das competições são bastante discutidas e tem como objetivo principal conseguir resultados positivos. A aplicação dessa tática pode ser realizada de diversas maneiras, não tem padrões e regras definidas como os melhores, pois outros fatores se relacionam com a tática como os processos emocionais e a vontade, além de outras dezenas de outros fatores que influenciam no rendimento. Então, a tática não é uma receita de bolo para se alcançar os resultados esperados e sim um dos diversos fatores que ajudam a alcançá-los.
Para Gomes e Zakharov (1992):
“No desporto, entende-se como tática a conduta especial orientada e os métodos de utilização das ações técnicas que visam à obtenção dos objetivos competitivos e que são aplicados de conformidade com as regras da modalidade desportiva concreta”
No Futsal
Para Mutti (2003), ‘‘A tática é o estudo, a orientação e a execução de manobras ofensivas e defensivas de uma equipe durante o jogo’’. É a preparação da equipe por meio de instruções que ao lado de informações sobre o adversário, são planejadas com a finalidade de suplantar o inimigo durante a partida.
A tática é a forma planejada de aplicar um sistema e seus vários esquemas, a fim de combinar o jogo de ataque e defesa, tirando proveito de todas as circunstâncias favoráveis.
A tática pode ser separada de algumas formas, para ser melhor entendida, Greco (1999) a