TATATATAt
Uma carência deste mineral leva a sintomas referentes aos da diabete e das doenças cardiovasculares. O ideal é manter uma alimentação que contenha cromo na quantidade necessária ao organismo. No período de gestação, é indicado ingerir maior quantidade de cromo, e crianças até aos dez anos possuem quantidade satisfatória do mineral, sendo que a partir desta idade já é preciso ingerir alimentos que supram a quantidade ideal para o corpo.
Alimentos integrais contribuem para uma dieta rica em cromo, exemplo: arroz e farinha integrais. O curioso é que a farinha branca e o arroz branco possuem apenas ¼ da quantidade de cromo presente no alimento integral, ou seja, se quiser suprir a carência deste mineral no organismo o ideal é ingerir alimentos integrais. Veja outras opções para incluir cromo em sua alimentação: ostras, levedura de cerveja, batatas, nozes, pimenta preta e queijos.
Até agora só falamos dos benefícios do cromo, mas também precisamos levar em consideração seu lado tóxico. O perigo ronda as academias, são os chamados suplementos alimentares. Os esportistas que treinam para competições e aqueles que se esforçam para manter um corpo másculo podem necessitar de suplementos alimentares contendo o mineral cromo. Até aí tudo bem, o problema está no excesso da dosagem, o que pode acarretar em intoxicação, pois o organismo só absorve a quantidade que necessita para desempenhar seu papel. Mas lembre-se, aquela pessoa que necessita de complementação alimentar deve procurar ajuda profissional de médicos ou especialistas.
Agora uma forma mais perigosa: o cromo VI, ele é produzido por processos industriais. Este cromo é um carcinógeno e afeta o sistema