TARTARUGA-OLIVA
A Tartaruga-oliva é uma espécie de tartaruga marinha, que é considerada a menor das tartarugas marinhas existente, com a carapaça de uma tartaruga-oliva adulta medindo de 60 a 70 cm.
A carapaça em forma de coração é caracterizada por quatro pares de poros, dois pares frontais, e até nove escudos laterais de cada lado. As Tartarugas-oliva são as únicas que podem ter uma variável e laterais assimétricas.
Cada um dos lados da carapaça tem de 12 a 14 marginais. Tem um tamanho médio de cabeça larga, que aparece triangular em vista planar. A cabeça tem lados côncavos, mais evidentes na parte superior do focinho, que é curto.
Tem membros anteriores que servem como uma espécie de remo, cada um com duas garras.
A parte superior é verde cinzenta, cor verde-oliva, mas às vezes tem um tom avermelhado, devido às algas que crescem na carapaça. O palastrão de um adulto varia entre o branco esverdeado, nos mais jovens, para uma cor creme amarelada em espécies mais velhas.
Reprodução da Tartaruga-Oliva
O acasalamento é frequentemente assumido como ocorrem nas proximidades das praias de nidificação, no entanto, casais copulando foram encontrados a mais de mil quilômetros da praia mais próxima.
Uma pesquisa realizada na Costa Rica revelou que o número de casais de Tartaruga-Oliva observados copulando perto da praia não poderia ser responsável pela fertilização das dezenas de milhares de tartarugas fêmeas grávidas. Por isso, acreditava-se que uma quantidade significativa de acasalamento deve ter ocorrido em outros lugares, em outras épocas do ano.
As Tartarugas-Oliva geralmente começam a se acasalar perto das praias de nidificação aproximadamente dois meses antes da época de nidificação, embora este possa variar ao longo do seu alcance.
No Pacífico Oriental, a nidificação ocorre durante todo o ano, com pico em alguns eventos de nidificação, como as arribadas, por exemplo, que ocorrem entre setembro e dezembro. As praias de nidificação podem ser