Engenharia
Preparação do plano de gestão
Resumo O plano de acçao com principal objectivo melhorar a protecao das tartarugas verdes na ilha de Bazaruto,contou com diversas actividades de colheta de dados e educacao ambiental da populacao ao nivel da ilha de bazaruto que contribuiram bastante para o trabalho feito com a comunidade no ambito de protejer estes animais das amecas que sofre. O presente plano de acao apresenta uma revisão ao estado actual de conhecimento e conservação das tartarugas verde em Bazaruto, sendo baseado nos dados colectados.
IntroduçãoAs tartarugas marinham são répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais. Existem sete espécies de tartarugas marinhas (tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-kemp, tartaruga-de-couro e natator depressus). O tamanho das tartarugas marinhas adultas pode variar de 1m até 2m de comprimento, os indivíduos adultos desta espécie podem atingir até 600 kg. Estes répteis se alimentam, principalmente, de medusas, camarões, esponjas águas-vivas. Quase todas as espécies são migratórias e conseguem se orientar pelos pólos magnéticos do planeta. Grande parte das espécies encontra-se em situação de extinção. Reprodução: fecundação interna com 3 a 5 desovas numa mesma temporada de reprodução, (Bjordnal, 1997).
A tartaruga-verde é uma tartaruga marinha com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, exceto em sua carapaça onde os tons variam do oliva-marrom a preta, no Pacífico Oriental. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas, ( Seminoff, 2006).
Segundo, Bertolotti, e Salmon (2005), a tartaruga-verde está distribuída por todos os